Quando é o momento certo para encerrar uma parceria com uma agência de marketing digital?
Muitos empreendedores e empresários reconsideram a continuidade de contratos com assessorias de marketing digital ao enfrentar desafios financeiros ou expectativas desalinhadas. No entanto, decisões impulsivas podem impactar negativamente a presença online da sua empresa. Por isso, ajudaremos você a entender o momento certo para encerrar uma parceria com uma agência de marketing, de forma informada e baseada em dados.
Deixamos claro que encerrar uma parceria de maneira prematura pode trazer prejuízos além do imaginado, incluindo a perda de escala e do investimento anterior. Portanto, perguntamos: sua agência não está performando ou você não está dando tempo para os resultados?
Se você busca crescimento escalável e quer evitar desculpas para o seu negócio, continue a leitura.
Motivos que NÃO justificam o cancelamento
Diversos cancelamentos ocorrem devido à falta de alinhamento, má gestão, ego ferido, desejo de resultados com investimentos limitados ou vontades pessoais sendo priorizadas sobre as necessidades comerciais. A seguir, destacamos algumas desculpas que, de fato, não devem ser usadas no momento do cancelamento, pois apenas prejudicarão o seu negócio.
1. Corte de custos
Como discutido neste vídeo, “Marketing é custo ou investimento?”, o marketing deve ser visto como uma roda de investimento. Quando uma estratégia é aplicada corretamente, transforma o investimento em maior alcance da marca e, consequentemente, em vendas.
Por outro lado, cancelar o contrato com a assessoria para cortar custos pode resultar em uma redução nas vendas. Embora entendamos a necessidade de otimizar recursos em determinados momentos, cortar investimentos em marketing digital compromete a performance das estratégias e o crescimento a longo prazo.
Portanto, considere ajustar as estratégias para atender melhor às metas de orçamento e confie na expertise da sua assessoria para oferecer um serviço mais otimizado. Se ainda tiver dúvidas sobre a eficácia, confira este conteúdo: Importância do Investimento em Marketing para o seu negócio.
2. “Vou contratar uma agência mais barata”
A regra é clara: preço não é sinônimo de qualidade. Assim, faça sempre uma comparação justa. As empresas com valores menores têm a mesma estrutura, expertise, profissionais e resultados que a outra?
Se não for o caso, você estará reduzindo seus custos, mas também seus lucros, perdendo a oportunidade de obter o maior retorno possível com as melhores estratégias.
3. “Vou contratar um estagiário”
Estagiários ou profissionais de marketing podem ser valiosos, mas a complexidade do marketing digital exige um domínio diversificado de conhecimento. Além disso, o Grupo IX, por exemplo, trabalha com mais de 10 tipos de profissionais especializados em áreas distintas que colaboram para o desempenho da sua campanha, trazendo cases de sucesso em diversos mercados.
Além disso, o profissional de marketing interno atua como a ponte entre a empresa e a assessoria, sendo essencial nesse processo.
4. “Esperava crescer mais rápido”
Essa é clássica! Desde o início, deixamos claro para os clientes: “Nosso principal foco é trazer resultados com alinhamento de expectativas!” Por isso, criamos um sistema onde o investimento é progressivo, respeitando o tempo de adaptação e testes das campanhas, como Meta e Google, que consideramos um prazo de 90 dias.
Portanto, tenha uma mentalidade empreendedora, e não imediatista. Entenda os riscos de não respeitar o tempo de maturação das campanhas. Convidamos você a conferir este conteúdo: Sua empresa não performa, ou você não dá tempo para o resultado?.
5. “Não entendo o que vocês fazem”
(Risco de afetar o ego) É responsabilidade do cliente comprometer-se com os próprios resultados, buscando entender o que está sendo realizado, analisando os dados, verificando relatórios de vendas e conversando com sua equipe interna. Sem entender os dados internos, não é possível mensurar o crescimento. Assim, a assessoria de marketing deve estar disponível para direcionar e acompanhar o processo, funcionando como parte da equipe.
Motivos que justificam um cancelamento
Após anos no mercado, entendemos que muitos cancelamentos de contratos são baseados em desculpas que, na verdade, refletem falta de planejamento ou má gestão empresarial. Por isso, nosso compromisso é educar o mercado e apoiar as empresas com informações de gestão e marketing digital.
1. “Minha empresa está decretando falência”
A falência por má gestão é responsável por até 60% das falências de empresas, conforme o Sebrae. Além disso, a mesma pesquisa mostra que 17% dos empresários não fazem planejamento, e 59% planejam para menos de seis meses à frente.
Quando a empresa decreta falência ou enfrenta uma separação societária, manter fornecedores ativos, incluindo a assessoria de marketing, dificulta-se devido aos riscos financeiros.
2. “Minha empresa não está pronta”
Assim como no tópico anterior, existe uma preparação necessária para que a assessoria de marketing funcione para sua empresa. Controle empresarial, dados internos, organização e comprometimento são essenciais. A falta desses atributos cria um grande gap na criação das estratégias elaboradas pela agência, sendo justamente baseadas nesses dados. Portanto, organize-se antes de investir, de preferência com o Grupo IX!
3. “Estou tendo prejuízo”
Este é o motivo mais doloroso e o maior trauma dos empresários em relação às agências de marketing.
Segundo nossa base de dados em ligações ativas, 70% das propostas são recusadas por empresas que afirmam ter sofrido esse problema. Enquanto uma agência se preocupa em entregar posts para o Instagram, uma assessoria de marketing acompanha os dados do seu negócio e traça uma estratégia baseada em informações precisas, e não em suposições! Saiba mais sobre como evitar traumas com agências de marketing AQUI.
Dessa forma, busque uma assessoria personalizada, focada em testar, maturar e escalar o seu negócio de maneira sustentável.