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Estratégia de Marketing Digital: Como Tomar Decisões Informadas sobre sua Agência de Marketing

Muitos empreendedores e empresários repensam sobre a continuidade do contrato com as assessorias de marketing digital quando enfrentam certos desafios financeiros ou expectativas não alinhadas. No entanto, decisões impulsivas impactam negativamente a presença online da sua empresa, por isso vamos te ajudar a entender o momento certo de encerrar uma parceria com agência de marketing de maneira informada e com dados.

Deixamos claro aos clientes que o prejuízo de encerrar uma parceria de maneira prematura vai além do imaginado, sem contar a perda da escala e do investimento anterior – Sua agência não performa, ou você não dá tempo para o resultado?

Se você está em busca do crescimento escalável e foge de desculpas para o seu negócio, continue a leitura.

Motivos que NÃO justificam o cancelamento

Diversos cancelamentos são realizados pela falta de alinhamento, má gestão, ego ferido, desejo de resultados com investimento limitados ou vontades pessoais sendo aplicadas acima das necessidades comerciais. E por isso, pontuamos a seguir desculpas que não devem ser usadas no momento do cancelamento, pois apenas prejudicará o seu negócio.

  1. Corte de custos

Como dizemos neste vídeo: Marketing é custo ou investimento?, o marketing deve ser visto como uma roda de investimento, onde a estratégia aplicada de maneira correta, transforma o investimento em maior alcance da marca e consequentemente vendas.

O empresário que cancela o contrato com a assessoria para cortar custos perde, ainda mais, com a redução nas vendas. Entendemos a necessidade de otimizar recursos em determinados momentos ou em situações econômicas, mas cortar investimentos em marketing digital compromete a performance das estratégias e o crescimento a longo prazo.

Considere ajustar estratégias para melhor atender às metas de orçamento e confie na expertise da sua assessoria para oferecer um serviço mais otimizado. Se ainda estiver em dúvidas sobre a eficácia, veja este conteúdo – Importância do Investimento em marketing para o seu negócio!

2. “Vou contratar uma agência mais barata”

A regra é clara, preço ≠ qualidade, faça sempre uma comparação justa. As empresas com os valores menores possuem a mesma estrutura, expertise, profissionais e resultados que a outra?

Se este não for o caso, você estará reduzindo seus custos, mas principalmente seus lucros, perdendo a oportunidade de ter o maior retorno possível com as melhores estratégias.

3. “Vou contratar um estagiário”

Estagiários ou profissionais de marketing podem ser valiosos, mas a complexidade do marketing digital requer domínio e diversidade de conhecimento. O Grupo IX, por exemplo, trabalha com mais de 10  tipos de profissionais experts em áreas distintas que colaboram para o desempenho da sua campanha, carregando consigo cases de atuação e repertório para atuar em diversos mercados.

Acrescentando, o profissional de marketing interno será a ponte entre a empresa e a assessoria, sendo necessário neste processo.

4. “Esperava crescer mais rápido”

Esta é clássica! Na entrada de qualquer cliente na casa, deixamos algo muito claro: “Nosso principal foco é trazer resultados com alinhamento de expectativas!” Não é à toa que criamos um sistema onde o investimento é progressivo, respeitando o tempo de adaptação e testes das campanhas, como, por exemplo, o Meta e Google que consideramos um prazo de 90 dias.

Tenha uma mente empreendedora, não imediatista, e entenda os riscos de não respeitar o tempo de maturação das campanhas, novamente te convidamos para este conteúdo – Sua empresa não performa, ou é você que não dá tempo para o resultado?

5. “Não entendo o que vocês fazem”

(Risco de afetar o ego) É compromisso do cliente se comprometer com os próprios resultados, buscando entender o que está sendo realizado, analisar os dados, verificar seus próprios relatórios de vendas e conversar com sua equipe interna. Não é possível mensurar um crescimento sem antes ter conhecimento sobre os dados internos, e a assessoria de marketing deverá estar disponível para direcionar e acompanhar o processo, como uma equipe.

Motivos que justificam um cancelamento

Após anos no mercado, entendermos uma grande defasagem em relação a controle empresarial nos negócios, que levam a cancelamentos de contrato baseados em desculpas que, no fundo, não escondem a falta de planejamento ou a má gestão dos empresários, mas justamente por isso que o nosso compromisso tem sido educar o mercado e dar suporte às empresas com informações de gestão e marketing digital.

  1. “Minha empresa está decretando falência”

A falência por má gestão é responsável por até 60% das falências de empresas, de acordo com Sebrae. Além disso, a mesma pesquisa mostra que 17% dos empresários não fazem planejamento e 59% fazem para menos de 6 meses à frente.

Quando a empresa está decretando falência, ou está havendo uma separação na sociedade, é muito difícil manter os fornecedores ativos, e assessoria, justamente pelos riscos financeiros.

2. “Minha empresa não está pronta”

Assim como o tópico anterior, existe de fato uma preparação necessária para que a assessoria de marketing funcione para sua empresa. Controle empresarial, dados internos, organização e comprometimento. E a falta destes atributos gera um grande gap na criação das estratégias elaboradas pela agência, onde todas as estratégias são justamente baseadas nestes dados. Organize-se, depois invista, de preferência com o Grupo IX!

3. “Estou tendo prejuízo”

Este é o mais doloroso e o maior trauma dos empresários em relação a agências de marketing.

Segundo a nossa base de dados em ligações ativas, 70% das propostas são recusadas, por empresas que dizem terem sofrido deste mal. Enquanto uma agência está preocupada em entregar posts do Instagram, uma assessoria de marketing acompanha os dados do seu negócio e traça uma estratégia baseada em dados e não achismos! – Você pode saber mais de como evitar traumas com agências de marketing AQUI.

Busque uma assessoria personalizada, e focada em testar, maturar e escalar o seu negócio de maneira sustentável!