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Explosão Digital da CIMED: as Redes Sociais como Principal Estratégia

De que maneira um simples produto mudou todo o futuro da empresa

“Acho que o Carmed fez foi realmente mostrar para todo mundo que tem espaço. Basta criar” – João Adibe – CEO da CIMED

João Adibe Marques, CEO da Cimed, gosta de fazer presença marcante nas redes sociais, pois segundo ele, os consumidores brasileiros tendem a confiar e se engajar mais com empresas que se mostram autênticas. Mas será que é verdade? Veremos no decorrer do blog.

Com 51 anos de idade, João acumulou 3,5 milhões de seguidores no Instagram e 255 mil no TikTok. Criado em uma família com forte tradição na indústria farmacêutica, desde cedo foi imerso no universo dos negócios e, ao longo de sua trajetória, demonstrou uma notável capacidade de identificar oportunidades de inovação, como a estratégia que mostraremos a seguir:

Hidratante labial com sabor de Fini foi o produto do ano de 2023

A CIMED tem mais de 600 produtos em seu portfólio. Os mais populares são o Cimegripe (antigripal), K-MED (lubrificante íntimo), o Xô, Inseto (repelente) e Loratamed (antialérgico). Tudo é distribuído para cerca de 98% das farmácias brasileiras. Apesar dos seus 43 anos de existência, foi um hidratante labial que colocou a Cimed em evidência no mercado digital, furando a bolha e ficando conhecida entre os mais jovens.

A parceria de João Adibe com a Fini

O hidratante labial sabor Fini, criado de uma parceria da CIMED com a marca de gomas mundialmente conhecidas, nomeado como Carmed Fini, foi um lançamento que tornou-se um grande sucesso no mercado e destacou-se como um exemplo de colaboração entre marcas e de estratégia de marketing eficaz.

O produto se tornou um fenômeno nas redes sociais, principalmente no TikTok, onde usuários compartilhavam suas experiências e resenhas sobre o hidratante labial. O Carmed Fini foi comercializado em diversas versões com sabores que remetiam aos famosos doces da Fini, como Dentadura, Beijos e Banana, o que contribuiu significativamente para sua popularidade. 

O uso de influencers, nas redes sociais contribuiu para a divulgação do produto e sua popularização entre os consumidores. Nesse sentido, as resenhas e recomendações feitas pelos influencers ajudaram a criar um buzz em torno do produto, aumentando sua visibilidade e atratividade para o público-alvo. Portanto, a parceria entre a Carmed e a Fini para o lançamento do Carmed Fini foi um exemplo de como marcas diferentes podem se unir para criar produtos inovadores e atrair novos públicos.

O Sucesso do Carmed

Desde o seu lançamento, a Cimed já vendeu mais de 15 milhões de unidades do hidratante labial, resultando em um faturamento aproximado de R$ 250 milhões. A alta demanda pelo produto levou a Cimed a realizar uma reestruturação em sua fábrica para aumentar a produção e atender à procura do mercado. A nova fase da CIMED está sendo agenciada pelo Diretor de Criação Eric Shibata. Desde 2018 ele tem realizado estratégias audaciosas e apoiado João Adibe no novo posicionamento da marca, que por sinal, tem tudo a ver com as redes sociais.

Jornada de Eric Shibata
Palestrante na última edição do G4 Educação, onde o Grupo IX esteve presente, Erich destaca três estratégias que fizeram o jogo virar para a CIMED: 

  1. O rebrand da marca, onde anteriormente o logo não tinha um padrão e uma cor definida e hoje em dia é utilizado o amarelo. 
  2. O uso do moletom com a bula nas costas pelo João Adibe que virou objeto de desejo. 
  3. Decisão estratégica de tornar o João e a vice-presidente da empresa, Karla Marques, como embaixadores da marca. Atualmente, Erich é um dos responsáveis pelas redes sociais dos dois.

Presença de João nas redes sociais

Além do sucesso profissional, João Adibe Marques tem uma forte presença nas redes sociais, especialmente no Instagram e TikTok, onde compartilha sua rotina, viagens, novos lançamentos da Cimed e outros aspectos de sua vida pessoal e profissional. Ele se tornou uma figura influente e inspiradora para muitos. João demonstra que está sempre um passo à frente, buscando novas oportunidades. Sendo assim, sua história é um exemplo do poder da inovação, mostrando que é possível transformar uma empresa familiar em uma das líderes do mercado com estratégias de parceria e influência nas redes sociais.