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IX Talks Edição #9Todo mundo deve saber vender?

O IX TALKS é a vertente educacional do Grupo IX que tem como objetivo fomentar a Inteligência comercial, financeira, operacional, empreendedora, inovadora e de risco dos nossos colaboradores!

Este mês geramos um questionamento, será que todos nós somos vendedores?
E de que maneira isso pode agregar no nosso perfil profissional?

Nosso palestrante do IX TALKS deste mês foi Diógenes, ex head de vendas da Siemens e conta com mais de 25 anos de experiência na área de vendas. Nesta edição destacamos as skills de vendas dos nossos colabores, mostrando como estes atributos podem auxiliar na resolução de problemas cotidianos. 

Veja 5 skills de vendas que você pode aplicar no seu dia-a-dia:

Negociação

Um bom negociador tem senso comercial e sabe lidar com as pessoas com empatia. Na negociação, ambas as partes devem sair satisfeitas, independentemente de pensarem de modo diferente. Com empatia, é possível entrar em sintonia com o cliente, deixando-o confortável e seguro, isso porque ele passa a confiar no negociador, pois se identifica com ele.

Convencimento

Para ser convincente, é importante apresentar informações concretas e baseadas em dados! Isso pode incluir dados estatísticos, pesquisas de mercado, exemplos práticos e feedback de clientes satisfeitos. Quanto mais sólidas forem as evidências fornecidas, maior será a probabilidade de convencer o cliente.

Influência

O desenvolvimento de relacionamentos sólidos é a base da influência eficaz. Invista tempo em construir conexões genuínas com as pessoas. Além disso, é essencial entender completamente o assunto em questão, envolvendo pesquisa, coleta de informações relevantes e compreensão profunda do contexto para se tornar uma autoridade no assunto influenciável.

Persuasão

As habilidades de persuasão nos capacitam a aproveitar o potencial de outras pessoas para realizar nossos objetivos. Ter uma atitude segura e se sentir bem em relação a si e ao que você deseja fazer é o primeiro passo para ser persuasivo. Além disso, ser flexível, evitar suposições, e ser sempre sincero e verdadeiro sobre o que você quer e por quê, te dará melhores resultados para essa skill.

Argumentação

A argumentação dissemina a credibilidade de uma empresa ou colaborador, tendo em vista que argumentos bem fundamentados e apoiados por fatos são capazes de aumentar a confiança que um cliente possui em uma relação, construindo a sua confiança.


E aí, você acha que vendas está só no comercial?

Ao entender como melhorar os argumentos de vendas, os vendedores se mostram ainda mais interessados nas dores e necessidades dos clientes, adaptando-se ao que eles precisam e criando uma relação recíproca de confiança e fidelidade, assim como pode acontecer nas relações interpessoais cotidianas. Desde apresentar uma solução para um cliente, até convencer um parceiro a ir à academia, saber se comunicar e vender ideias é fundamental!

“No dia 29/04/24 tive a oportunidade de palestrar sobre algo que amo, vendas, e falar desse tema e trocar ideias com o pessoal do Grupo IX foi sensacional. Uma galera de uma energia super positiva e contagiante, que participam e querem apreender cada vez mais e tenho certeza que o limite para eles não existe, são transformadores e grandes vendedores e vendedoras que vão voar alto e superar todos os desafios”, afirmou Diógenes Machado, especialista em vendas e produtividade.

Além da conversa, ao final da palestra tivemos uma dinâmica onde dois times de colaboradores foram separados para simular uma negociação e fechamento de contrato como ‘cliente’ e ‘Grupo IX’ utilizando os gatilhos e estratégias discutidos durante a palestra.

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