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O Ponto da Virada: Tudo o que você deve saber para viralizar

O Ponto da Virada, um livro escrito nos anos 2000 por Malcolm Gladwell, mas que carrega tantas ideias atuais. Explora o fenômeno em que os momentos, ideias, produtos e tendências se espalham rapidamente e se tornam populares.


No dicionário do mundo moderno, descobrimos os segredos para: VIRALIZAR.

Gladwell, nos ajuda a investigar o que está por trás dos pontos de virada, analisando, fatores, como a influência de pessoas-chave, o contexto social e cultural, e como pequenas mudanças podem levar a grandes efeitos. (Nunca foi sorte, sempre foi estratégia)

O primeiro ensinamento que o livro nos traz sobre a “arte” de viralizar é:

REGRA DOS ELEITOS

Segundo o escritor, a Regra dos Eleitos é definida por 3 grupos de pessoas-chave, que por conta de seu perfil, são responsáveis pela disseminação da maioria das ideias e mensagens. São eles:

Comunicadores: Pessoas com skills sociáveis admiráveis. Possuem uma ampla rede de conexões que se expande naturalmente.
Isso se parece um pouco com os nossos atuais INFLUENCERS não é mesmo?

Vendedores: Estes são mestres da arte de vender. São capazes de te convencer a fechar negócios que sequer estava pensando em precisar, apenas pelo conhecimento e facilidade de lidar com as objeções.
Se ele indicar o seu produto para 30 pessoas, todas comprariam, e ainda indicariam para outras.


Experts: Sabem falar sobre qualquer assunto, a qualquer momento. Estão atentos às notícias e funcionam como um dicionário.

Vamos visualizar na rede social: ter autoridade é um dos fundamentos da criação de conteúdo.

Entretanto, além do perfil de quem carrega a mensagem, seja um comunicador, um vendedor ou um expert, o conteúdo da mensagem também é importante, por isso, ela deve ser fácil de memorizar e consequentemente, disseminar. Vou te contar como podemos fazer isso:

Você conhece o programa de TV “Villa Sésamo”?

Era um programa infantil que trazia noções educativas para as crianças, mas de um modo que não fosse chato, que mesclava a educação com a diversão e humor. O cenário, era uma vila onde pessoas e bonecos conviviam com crianças.

Surpresa ou não, este programa foi fabricado para ser uma máquina de resultados!
(Resultado = boa audiência na TV). Não foi “quem” e sim “como”. E assim partimos para o segundo ensinamento:

FATOR DE FIXAÇÃO

O Fator de Fixação, assim como a Regra dos Eleitos, é uma das variáveis que fazem uma mensagem passar a ser viral. Nesse caso estamos falando sobre a relevância de um conteúdo ou simplesmente do seu poder de fixação na mensagem, ou seja: “Por que uma pessoa faria o esforço de se lembrar de alguma marca?”

Segundo Gladwell “Há uma forma simples de embalar uma informação que a torna irresistível, só descobrir qual é”.

Os produtores do programa Vila Sésamo estudaram por anos quais os capítulos tiveram maior audiência para entenderem o seu nicho. Não suficiente, com ajuda de um equipamento, realizaram um estudo com 50 crianças para verificar para onde elas estavam olhando e identificar o elemento mais chamativo do desenho.

Essa pesquisa, somada a mudanças simultâneas dos episódios, colocaram Vila Sésamo no topo da audiência. Com isso, concluimos que a melhor maneira de ativar o Fator de Fixação de uma mensagem é estudando sobre o público alvo e realizando testes.

Fixa aqui: Você não sabe nada sobre o comportamento humano! Antes de acreditar em achismos faça pesquisas, depois tire suas conclusões e melhore suas estratégias.

E já falando em comportamento humano vamos entender o PODER DO CONTEXTO


PODER DO CONTEXTO

“Nossas convicções mais íntimas e o verdadeiro conteúdo dos nossos pensamentos são menos importantes nas nossas ações do que o contexto imediato” diz Gladwell.

Isso quer dizer que: O que você pensa, os seus valores, ou o que você aprende é menos importante numa decisão do que o contexto, e isso é o Poder do Contexto.

Um estudo no metrô de Nova Iorque revelou que o simples fato do metrô estar pixado fazia com que pessoas, com e sem condições financeiras, pulassem a catraca sem pagar o ticket.

O contexto do metrô pixado, lhe convenceu de tomar esta atitude mesmo sem ter necessidade, e pior, essa atitude provavelmente é contra os seus valores pessoais. O que não seria possível de fazer em um contexto positivo nas redes sociais?

Agora você acredita que não sabe nada sobre o comportamento humano?

CONCLUSÃO

No mundo digital que vivemos as pessoas adquiriram imunidade com alguns tipos de comunicação. No Instagram, a cada 3 publicações, 1 é patrocinado, qual a chance de você ser percebido entre os outros?

Dos segredos escritos por Malcolm Gladwel, são estes meus preferidos para a criação de conteúdo:

  1. Não subestime pequenas ações
  2. Nossos achismos sobre o mundo não importam
  3. As pessoas mudam de ideia (confie)

Comunicadores, experts e vendedores passam confiança e proximidade para a sua marca. Boas ideias se fixam mais facilmente se usadas de maneira inteligente. Abuse do contexto mudando a narrativa e veja sua marca VIRALIZANDO, ou atingindo enfim “O Ponto da Virada”.